Vamos falar sobre saúde e segurança do trabalho
Autoria: Rita de Cassia M. B. Dalri
Quais as vantagens do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho para as empresas?
- Melhor produtividade dos trabalhadores, pois um indivíduo saudável trabalha melhor e gera mais resultados;
- Controle do absenteísmo, presenteísmo e turnover;
- Redução/eliminação de acidentes de trabalho;
- Economia do custo operacional empregatício;
- Prevenção de futuras penalidades legais ou indenizações, caso o trabalhador venha sofrer alguma lesão devido aos riscos ambientais a que foi exposto.
A função do Serviço de Saúde e Segurança do Trabalho é muito importante dentro de uma empresa, por conta disso, o setor precisa seguir uma série de Normas Regulamentadoras (NR) pertencentes a Portaria 3.214/78, por meio das quais o Ministério do Trabalho garante amplo controle da saúde e da integridade física dos trabalhadores.
É importante lembrar que a manutenção dos Programas de Saúde e Segurança do Trabalho, vai além da obrigatoriedade prevista em lei. Estes, quando elaborados de forma completa e por profissionais competentes, transformam-se em ferramentas que proporcionam um ambiente de trabalho saudável e seguro; demonstram a preocupação com o bem-estar e saúde de seus trabalhadores, além de ser documentação imprescindível para a defesa da empresa em demandas trabalhistas que envolvam os aspectos da Saúde do Trabalhador.
O não cumprimento das disposições legais e regulamentares sobre saúde e segurança do trabalho, acarretará ao empregador a aplicação das penalidades previstas na legislação pertinente.
A saúde e a segurança no trabalho englobam o bem-estar social, mental e físico dos trabalhadores de todas as profissões.
Os acidentes e as doenças profissionais tão frequentes a nível mundial, proporcionam consequências negativas, diretas e indiretas, para os trabalhadores e para as suas famílias e empresas. Programas eficazes de saúde e segurança no local de trabalho podem ajudar a salvar as vidas dos trabalhadores, por meio da eliminação ou redução dos riscos e das suas consequências. Podem, igualmente, produzir resultados positivos, motivando o trabalhador a maior produção e satisfação.
Não existe nenhum processo que não precise de otimização, não é mesmo? A otimização na saúde e segurança do trabalho não é diferente. Os processos devem ser analisados, revisados e otimizados, principalmente quando tarefas e equipamentos são alterados. O ideal é que os riscos sejam eliminados, porém muitas vezes isto não é possível. Então, é função dos trabalhadores e dos gestores estabelecerem e otimizarem formas de medir e controlar os riscos do ambiente de trabalho, por meio dos Programas de Saúde e Segurança no Trabalho.
Referência
- INBEP
http://blog.inbep.com.br/os-10-mandamentos-dos-programas-de-saude-e-seguranca-trabalho/.