Nosso dia a dia tem se tornado uma verdadeira correria, fato que nos faz muitas vezes esquecer de cuidar da nossa saúde e focamos muito mais no trabalho que desenvolvemos. Nos deparamos sempre com pessoas se queixando de esgotamento, cansaço e falta de foco.
Você com certeza já sentiu fadiga, sono excessivo, insônia, irritação ou desânimo, sem contar nas queixas osteomusculares como dor lombar e nos ombros; sintomas estes que podem indicar a presença da Síndrome de Burnout, que atinge atualmente milhões de trabalhadores.
O excesso de responsabilidade e a carga horária extensa podem levar ao desenvolvimento da exaustão. Muitos entendem que apenas alguns dias de descanso são suficientes para “zerar” esse estado, mas não; o ambiente laboral é que influencia realmente nas condições de saúde física e mental dos trabalhadores que ali atuam.
Fique atento a utilização do telefone celular; evite ficar online o tempo todo, faça pausas.
Essa relação de dependência faz com que a fadiga mental só se agrave e a sensação de cansaço ao acordar pode ser observada.
Mas como driblar os sintomas da exaustão?
1) Organize seu tempo: use agendas, anote compromissos, estabeleça prioridades;
2) limite tempo para que você use o celular;
3) Faça exercícios físicos ao ar livre, curta a natureza. Dê um tempo para sua mente!
4) Invista em momentos prazerosos, faça aquilo que você gosta: leia, ande de bicicleta, ouça música, assista séries, filmes ..... Tenha um tempo dedicado a você todos os dias!
Foque nas atitudes do seu dia a dia; todas atitudes levam a consequências, então que elas sejam positivas!