Menu Rita Marchi Menu Rita Marchi
Rita Marchi

Saúde em tempos de pandemia.

O que antes era limitado a uma faixa de trabalhadores, hoje virou uma realidade que atingiu milhões de pessoas. O Home Office, traduzido ao pé da letra para “Escritório em Casa”, tornou-se uma alternativa para as empresas, com o intuito de seguir as normas sugeridas pelos órgãos competentes e ainda continuar o trabalho. Dessa maneira, o Home Office se torna importante, ajudando as empresas a não pararem em meio a pandemia e também aos funcionários que ainda continuam com emprego e cuidando da saúde, evitando aglomerações.

Com a nova rotina, os trabalhadores precisam se adaptar e transformar os dias de trabalho que seriam na empresa, agora em casa. Nesse momento, pode surgir a grande dúvida: Como se adaptar a uma nova realidade e modalidade em tempos de pandemia?


Sabemos o quão difícil são as mudanças em nossa vida e essa é apenas mais uma e que logo vai passar. Por esse motivo, a Aliasec traz esse tema para te ajudar a passar por esse momento da forma mais clara, simples e tranquila possível.


Trazemos abaixo, algumas formas de te ajudar a manter a saúde nesses tempos.


- Organize seu “escritório em casa”:


Caso esteja trabalhando em casa, para que a produtividade não seja afetada, é necessário que você escolha um ambiente propício para o trabalho durante os dias de isolamento. Como nem todos podem ter um ambiente separado apenas para esse fim, podem ser feitas algumas modificações com o intuito de trazer o conforto e o ambiente do escritório para casa.

Escolha um local adequado e que seja ideal para você. Procure limitar tempos para descanso e avise todos de casa que em determinado tempo, não deve ser atrapalhado.

Crie uma rotina com os serviços de casa e tenha a noção que, por mais que você esteja em seu lar, você está a trabalho.


- Organização do dia: item fundamental da lista:

A sensação de estar em casa e de “conforto” pode dar a falsa ilusão de que você consegue fazer as coisas no seu tempo. Porém, engana-se quem pensa que não é necessário fazer uma listinha de afazeres.


Para que você consiga realizar todas as tarefas do dia a dia, sendo escritório e do lar, a lista é de extrema importância. Separe os itens dessa lista por ordem de prioridade, sendo:

- Urgente,
- Importante e
- Menos importante.


Depois disso, enumere os itens de acordo com a ordem a qual deve realizar:

- Urgente: item 1/2/3...
- Importante: item 1/2/3...
- Menos importante: item 1/2/3...


- Coloque tempo para distrações:

Calma, nós sabemos que as distrações podem ocupar quase 50% do seu tempo. Também sabemos que essas distrações podem te fazer reduzir a produtividade. Sendo assim, são necessárias algumas tomadas de decisão para fazer com que você consiga trabalhar, gerar resultado e ao mesmo tempo ficar tranquilo e com a mente tranquila.

- Separe momentos durante o dia (hora do café, do almoço ou alguns minutinhos entre as refeições) para fazer o que gosta. Pode ser um livro, a televisão, uma série ou apenas olhar o celular.

As distrações podem e devem ser usufruídas, mas no seu tempo.


- Ocupe a cabeça com o que gosta:

Sabemos que diante de tudo que anda acontecendo e o fato de não podermos sair para fazer o que gostaríamos, reduz as atividades que poderíamos realizar. Por isso, procure outras opções: leitura, ver séries, pintar, cantar, escrever.

Exercite sua mente de diversas formas.


- Realize coisas novas:

O cérebro precisa se exercitar regularmente com coisas novas. Procure algo que nunca fez e faça. Se preciso, procure indicações de itens a fazer, faça uma pesquisa na internet, mas TENTE.

Procure implementar coisas novas a cada semana.


- Pratique exercícios:

Já não é novidade que os exercícios devem ser incluídos em nossa rotina, mas em época de pandemia, precisamos ter mais atenção. Isso se deve pelo fato de ficarmos mais ansiosos e a ansiedade não precisa ser sentida nesse tempo, certo?


Dicas simples, mas que podem te ajudar muito no dia a dia.


Quer saber como implementar atitudes responsáveis e saudáveis a seus funcionários?

Fale com a Aliasec.

Voltar