A rapidez no atendimento de primeiros socorros é essencial na manutenção dos sinais vitais da vítima de acidente ou acometida de mal súbito; na preservação das chances de sobrevivência até que o atendimento profissional seja realizado, além de evitar futuras sequelas.
Nessas situações, a falta de uma equipe preparada pode custar muito caro!
Normas regulamentadoras- NR, relacionadas aos primeiros socorros.
A NR-7 do Ministério do Trabalho e Emprego, diz respeito ao Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Segundo essa Norma, é obrigação da empresa manter um kit com o material necessário para a prestação dos primeiros socorros, considerando-se as características da atividade desenvolvida.
O kit é obrigatório, independentemente da empresa ser de pequeno ou grande porte. O material deve ficar guardado em local adequado, com o condicionamento correto dos itens e deve ser manuseado por trabalhadores treinados em primeiros socorros.
O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), criado por meio da NR-9, tem por objetivo preservar a integridade física do trabalhador, antecipando possíveis riscos.
A necessidade de fornecer equipamentos que proporcionem essa segurança é reforçada pela NR-6, que orienta a respeito da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que podem ser utilizados, por exemplo, para proteção auditiva e respiratória.
Os primeiros socorros, se bem realizados, podem salvar vidas!