A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças significativas no mundo do trabalho, antecipando tendências que vinham sendo gradativamente implantadas como por exemplo, o home office.
No futuro do trabalho, que já está se desenhando no mercado, as mudanças abrangem também as relações de trabalho, configurações dentro das empresas para priorizar a segurança e a saúde física e mental dos trabalhadores e formas de medir a produção dos profissionais.
Qualidade de vida no trabalho (QVT)
É o conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnológicas no ambiente de trabalho. A construção da qualidade de vida no trabalho ocorre a partir do momento em que se olha as pessoas e a empresa como um todo, o que chamamos de enfoque biopsicossocial. O posicionamento biopsicossocial representa o fator diferencial para a realização de diagnóstico, campanhas, criação de serviços e implantação de projetos voltados para a preservação e desenvolvimento das pessoas.
Produtividade e clima organizacional
A organização do ambiente de trabalho é um dos pilares essenciais para manter uma empresa com alta produtividade. É este fator que determinará a qualidade de vida de todos os membros da equipe. Sendo assim, um ambiente de trabalho bem planejado e organizado irá refletir e alavancar os resultados financeiros da organização.
Diminuição de absenteísmo e presenteísmo
Existem diversos fatores que atrapalham o desenvolvimento de uma instituição e dois deles são o Absenteísmo e o Presenteísmo. Eles atingem diretamente os profissionais, que consequentemente terão atitudes adversas, colaborando para a perda produtiva das organizações.
Diminuição de acidentes e adoecimentos pelo trabalho
Atitudes como feedbacks periódicos e o cuidado para com os trabalhadores repercutem no desenvolvimento do trabalho de forma mais segura e focada, ocasionando menos afastamentos por adoecimentos e acidentes.
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