Menu Rita Marchi Menu Rita Marchi
Rita Marchi

Local de trabalho: Transtornos e promoção da saúde mental

O desenvolver das atividades laborais podem ser sinônimo de estresse, ansiedade, depressão, síndrome de burnout e outros tipos de sofrimentos mentais, portanto a preservação da saúde mental no ambiente de trabalho é de suma importância.


Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo. Os casos leves causam em média perda de quatro dias de trabalho/ano e os graves cerca de 200 dias de trabalho/ano; são responsáveis ainda por eventos como presenteísmo e turnover.


A maior parte dos gastos relacionados aos transtornos mentais são os indiretos que correspondem àqueles que não ocorrem especificamente como resultado dos transtornos, mas como consequências deles. Estes correspondem às mortes prematuras, à perda da produtividade no trabalho e ao uso de benefícios sociais; a maior parcela dos gastos indiretos se concentra no setor laboral, pelo absenteísmo, presenteísmo, afastamentos e aposentadoria precoce.


O trabalho em si pode ser bom ou ruim para a saúde mental. A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de trabalhadores com possíveis transtornos psicológicos. Uma das primeiras reações a serem percebidas é a alteração do comportamento e do humor. A pessoa fica mais quieta, evita contato social, pode se tornar mais agressiva, menos participativa e menos tolerante; estas atitudes podem ter custos para os empregadores em termos de produtividade reduzida e aumento da rotatividade de pessoal.


Os locais de trabalho que promovem a saúde mental e apoiam pessoas com transtornos mentais são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos.


Proporcionar aos trabalhadores ferramentas voltadas para a preservação da saúde mental pode fazer com que sejam mais produtivos no trabalho. Se eles souberem como ser resilientes, como lidar com os fatores estressores e como buscar estratégias de enfrentamento, lidarão melhor com as situações vivenciadas.


É fundamental a elaboração de estratégias preventivas nas empresas que permitam atuar sobre as principais causas da ausência no trabalho. Estas ações envolvem palestras, treinamentos, momentos de diálogos, programas de saúde, entre outros.


Contacte-nos.

Voltar