O ser humano utiliza a linguagem como o principal meio de se comunicar; a comunicação é algo extremamente importante na nossa vida, inclusive no ambiente laboral.
A comunicação adequada contribui em diversos aspectos na saúde e segurança, tanto individual como de um grupo. Por isso, as empresas e os trabalhadores devem sempre procurar estabelecer uma comunicação eficiente no seu dia a dia.
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações; modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo isolado.
Comunicar é tornar comum, podendo ser um ato de mão única, como TRANSMITIR (um emissor transmite uma informação a um receptor), ou de mão dupla, como COMPARTILHAR (emissores e receptores constroem o saber, a informação e a transmitem); comunicação é a representação de uma realidade.
Quem comunica é a fonte e, do outro lado, está o receptor. O que se comunica é a mensagem, que pode ser vista, ouvida ou tocada. As formas de mensagens podem ser: palavras, gestos, olhares, movimentos do corpo. As formas como as ideias são representadas são chamadas de signos, que em conjunto, formam os códigos: língua portuguesa, código Morse, Libras, sinais de trânsito, entre outros.
Os meios são usados pelos interlocutores para transmitir sua mensagem, como por exemplo, a voz para transmitir conhecimento às pessoas.
Antes do surgimento dos meios tecnológicos de transmissão de informação (TV, rádio, internet, entre outros), os meios de comunicação utilizados eram físicos, como os rios, navios e estradas.
A comunicação está contida no nosso ambiente social; é impossível dissociar nossa vida e nossas necessidades, da comunicação.
Você já pensou como a interação deficiente pode ser um grande obstáculo em uma empresa?
A comunicação nas organizações é fundamental para que tanto empresa quanto seus trabalhadores possam atingir os seus objetivos. Como processo essencial para o enriquecimento humano, ela se faz extremamente valiosa, tendo em vista os conhecimentos que podem ser passados e absorvidos pelas pessoas.
O diálogo dentro das empresas é fonte de diversos estudos; considerando a importância da comunicação nas organizações, ela é um expressivo determinante entre o sucesso e o fracasso de uma organização. Uma empresa que possui uma estrutura horizontal, isto é, que permite a comunicação fluida entre os diferentes cargos existentes, gera melhores resultados no que se refere aos ganhos financeiros e aumento de produtividade.
Está constatado que pessoas que se relacionam melhor no ambiente laboral exercem as suas atividades com mais agilidade e precisão, evitando o retrabalho e a falta de interesse. Mas não são somente as empresas que ganham com a boa comunicação, os trabalhadores sentem-se mais seguros, motivados e melhoram o comprometimento com os seus afazeres.
Por que a comunicação nas organizações é um fator de sucesso?
A comunicação quando está bem estruturada pode gerar resultados fantásticos. Este desempenho mais efetivo se deve a três fatores básicos:
1) Integração
A meta principal da comunicação, neste sentido, é que a interação sirva de estímulo para a construção de relações mais duradouras, conferindo estabilidade e empatia no ambiente interno. Como fator integrador, a comunicação permite a troca de conhecimentos, ocasionando o aprendizado entre os trabalhadores.
2) Estratégia
Uma interação efetiva permite que os clientes internos possam entender melhor a cultura organizacional, fiquem por dentro dos objetivos da empresa, melhorem os processos e conheçam melhor a empresa onde trabalham. É importante usar uma linguagem que possa ser entendida por todos os trabalhadores.
3) Motivação e satisfação
É fácil imaginar que uma interação aberta favorece a satisfação no trabalho: ao estar livre para expor ideias ou tirar dúvidas, você adquire maior motivação para a realização de suas tarefas, pois está mais seguro quanto à forma como as atividades devem ser desempenhadas. Criar um ambiente ameno e favorecer uma boa convivência é fundamental para que as pessoas mantenham-se interessadas pelo seu trabalho.
Uma boa comunicação interna faz a diferença!
Referências
O poder da comunicação nas organizações. Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-poder-da-comunicacao-nas-organizacoes/55054/ Acesso em 25 mar 2018.
BELTRÃO, L; QUIRINO, N. O. Subsídios para uma teoria da comunicação de massa. São Paulo: Summus, 1986. P. 21 a 24.
BORDENAVE, J. D. O que é comunicação. S. Paulo: Brasiliense, 2002 (27a. ed.). P. 12 a 29 e 35 a 41.
GIOVANNINI, G. Evolução na comunicação. Rio: Nova Fronteira, 1984. P. 23 a 83.