O QUE É AUTOESTIMA?
Na área da Psicologia, o Instituto de Psicologia Aplicada de Brasília (INPA), define a autoestima como “a opinião acerca de si (autoconceito), somada ao valor ou sentimento que se tem de si mesmo (amor próprio, autovalorização), adicionado a todos os demais comportamentos e pensamentos que demonstrem a segurança e valor que o indivíduo dá a si (autoconfiança), nas relações e interações com outras pessoas e com o mundo.”
A área da Administração a define como uma das necessidades básicas humanas e de grande relevância para o desenvolvimento do trabalho.
No dicionário Aurélio, significa apreço ou valorização que uma pessoa confere a si mesmo, transmitindo confiança nos próprios atos e pensamentos.
Quem possui uma boa autoestima, possui mais confiança na realização de tarefas e no desenvolvimento de projetos e consequentemente, tem mais sucesso na vida pessoal e profissional; mantém sua saúde em equilíbrio, bons relacionamentos, estilos de vida e maior produtividade.
A autoestima é essencial no desenvolvimento do trabalhador, proporciona condições favoráveis para o enfrentamento do dia a dia e repercute a imagem que o trabalhador passa para os colegas e para a chefia, visto que ela impacta diretamente no relacionamento com a equipe.
O indivíduo que sofre com a baixa autoestima geralmente tem o hábito de reclamar de tudo, não consegue enxergar perspectivas para o futuro, pode se envolver em discussões frequentemente e apresentar uma grande insegurança sobre a própria capacidade de realizar as tarefas que lhe são atribuídas; esse trabalhador acaba “contaminando” os demais com o seu negativismo.
Existem algumas situações que podemos observar em pessoas com baixa autoestima. São elas:
- Dificuldade para aceitar os próprios erros,
- Medo de ser rejeitado e desaprovado,
- Busca por reconhecimento externo,
- Falta de confiança em suas habilidades e potenciais,
- Tendência à procrastinação (adiamento de uma ação),
- Hábito de se comparar com as pessoas,
- Necessidade de competir com os colegas,
- Dificuldade de lidar com críticas,
- Sensação de incapacidade de realizar as tarefas,
- Incapacidade de falar o que pensa e expor suas ideias,
- Hábito de reclamar e enxergar o lado negativo das situações.
COMO AUMENTAR A AUTOESTIMA DE SUA EQUIPE??
Manter as equipes satisfeitas não é tarefa fácil e sim um grande desafio para o mundo empresarial e suas lideranças; devemos repensar constantemente o modelo de gestão utilizado e investir na qualidade de vida dos trabalhadores.
Para muitos deles, trabalhar em uma empresa com clima bom e amigável é mais importante do que receber um bom salário.
As empresas devem procura proporcionar condições de trabalho que promovam a satisfação dos trabalhadores e sustentar uma boa relação com e entre eles. Intervenções como, ginástica laboral, treinamentos e capacitações abordando diversas temáticas, adequação e organização dos locais de trabalho, criação de espaços que auxiliem no manejo de fatores estressantes, prática de feedback diante de situações com desfecho positivo ou negativo e incentivo a rede de relacionamentos podem auxiliar na manutenção de boa autoestima entre os trabalhadores.
O investimento em ações que visam à saúde física e mental do corpo humano das empresas, colabora com sua autoestima e consequentemente na obtenção de melhores resultados, propiciando um ambiente laboral mais saudável e trabalhadores motivados.
AFINAL, TODOS NÓS GOSTAMOS DE NOS SENTIRMOS BEM CUIDADOS!!
A ALIASEC compreende a importância do que foi exposto anteriormente e proporciona treinamentos e capacitações relacionados a tal temática!
Contate-nos.